terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bons hábitos contribuem para a saúde dos ossos por Rodrigo medeiros


Bons hábitos contribuem para a saúde dos ossos

Gina Mardones
Izaura Ferrareto, 84 anos, se exercita para combater a osteoporose: ‘‘Só faz bem para mim’’
Cuidar dos ossos antes de algum tipo de fratura parece ser algo incomum, mas a prevenção de doenças como a osteoporose pode acontecer por meio de medidas simples que refletirão beneficamente no período da terceira idade. 

Especialistas afirmam que a saúde dos ossos, assim como praticamente tudo no organismo humano, depende de bons hábitos e boa alimentação. A ingestão de vitaminas e a exposição correta ao sol garantem saúde aos ossos que estão constantemente perdendo e ganhando massa óssea. 

De acordo com o ortopedista do Instituto de Videoartroscopia, Ortopedia e Traumatologia (Ivot), Rodrigo Medeiros, poucas são as pessoas que pensam na prevenção e cuidam dos ossos antes de desenvolverem algum tipo de problema, mas ele reforça que a medida é extremamente válida, principalmente no caso das mulheres que a partir dos 50 anos de idade começam a apresentar grandes chances de desenvolver a osteoporose. 

''A maioria dos pacientes não gosta de tomar vitaminas ou manter uma alimentação mais equilibrada para prevenir problemas nos ossos e, por isso, desiste de qualquer medida preventiva porque acha que não está fazendo diferença alguma. É importante que as pessoas saibam que quanto antes se pensar na saúde dos ossos, menos problemas poderão ter no futuro'', diz. 

Medeiros explica que alguns nutrientes são fundamentais para a boa fixação do cálcio no osso, como por exemplo, as vitaminas C e A, mas principalmente a D, popularmente conhecida como ''vitamina do sol''. Segundo ele, os minerais como o cálcio e fósforo ajudam na solidez e densidade dos ossos. 

''A vitamina D é produzida pelo corpo e também a encontramos em alguns alimentos, mas geralmente as pessoas estão com baixa desta vitamina no organismo quando investigamos por meio de exames. O sol é importante, mas hoje as pessoas têm se protegido bastante com protetores solares. É importante tomar sol nos horários extremos do dia, logo quando ele nasce e também antes de anoitecer'', ressalta. 

Prevenção 

Os ossos degradam-se e renovam-se constantemente. Medeiros explica que neste processo eles eliminam pequenas áreas de tecido ósseo que são substituídas por tecido novo. Quando ocorre a osteoporose, há uma redução na densidade óssea de modo que os ossos ficam fracos, tornando mais fácil a ocorrência de fraturas. 

''A osteoporose não apresenta sintomas porque a perda ocorre de forma muito gradual. Geralmente, quando a pessoa busca ajuda é porque já teve algum tipo de fratura ocasionada por um acidente muito leve'', diz. 

Ainda segundo o médico, é mais fácil prevenir a perda de densidade óssea do que recuperá-la. Além da ingestão de vitaminas, a prevenção pode acontecer por meio da prática de exercícios físicos com pesos e ingestão de leite e seus derivados. ''Indicamos um consumo diário de pelo menos um copo de 200 ml (leite e derivados). Também é importante que as pessoas, a partir de 50 anos de idade, principalmente as mulheres, passem por exames de densitometria óssea''

Nenhum comentário:

Postar um comentário