sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ACOLHIMENTO INTERDISCIPLINAR EM PEDIATRIA: UMA REALIDADE A SER IMPLEMENTADA

por: Camila Aires Machado
Os profissionais devem se sensibilizar com a criança
Os profissionais devem se sensibilizar com a criança
O acolhimento da criança e adolescente internado, assim como respectivamente de seus familiares deve ser diferenciada, tendo em vista que de um modo geral os familiares não estão preparados para ver a criança em uma situação de vulnerabilidade devido à doença e/ou outros fatores os quais a levaram a internação hospitalar. Ressalta-se a fragilidade da situação e a capacidade dos profissionais atuarem de forma eficaz para que não seja traumatizante para a criança e/ou adolescente a estadia hospitalar proporcionando um ambiente harmonioso onde haja principalmente confiança e vínculo entre as partes.

Schimitz EMR et al ressalta que o papel da família é ajudar a criança a enfrentar a experiência de doença e hospitalização para que ela possa se sentir mais segura durante a realização dos procedimentos, tornando este ambiente o menos estressante possível. Por outro lado, a equipe deve procurar, em todas as ocasiões, transmitir conhecimentos, a fim de que a família possa melhor cuidar da criança no lar.

É fundamental compreender a família como mediadora no hospital, já que é porta-voz das preocupações da criança que acompanha, transmitindo à equipe os sinais e as mensagens enviadas por essa criança. Estes sinais podem auxiliar os profissionais a rever suas condutas e promover mudanças na assistência, adequando o mundo do hospital às necessidades da criança (Fernandes et al).

De um modo geral cabe aos profissionais envolvidos terem sensibilidade suficiente para captar as mensagens verbais e não verbais emitidas pelos pacientes e assim desenvolver um plano de assistência eficaz, tendo como principal objetivo o bem-estar do paciente e sua rápida recuperação.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/53895/acolhimento-interdisciplinar-em-pediatria-uma-realidade-a-ser-implementada?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=66241089&utm_campaign=Top_10_-_085_-_Enfermagem&utm_term=__.qbv.nm.lsl.w.yt.r3bo.b.e.o1.u2cy.vnb5.f.wb#ixzz2ufUhQZBp

Nenhum comentário:

Postar um comentário