quinta-feira, 27 de julho de 2017

Programas - Saúde do Adolescente

Programas - Saúde do Adolescente

Atualizado em 16/11/2016
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE ADOLESCENTES
INTRODUÇÃO
A Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes do Distrito Federal tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações com o propósito de atender os adolescentes numa visão biopsicossocial, enfatizando a promoção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, melhorando a qualidade de vida dos adolescentes e de suas famílias.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver um conjunto de ações com o propósito de atender adolescentes numa visão biopsicossocial, enfatizando a promoção à saúde, prevenção dos agravos, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação, melhorando a qualidade de vida de adolescentes e de suas famílias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver um conjunto de ações com o propósito de atender o adolescente numa visão biopsicossocial;- Enfatizar a promoção à saúde;- Prevenção dos agravos;- Diagnóstico precoce;- Tratamento e reabilitação;- Melhorando a qualidade de vida do adolescente e de sua família. 
MISSÃO
Adequar, normatizar, planejar e coordenar as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde de adolescentes do Distrito Federal, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.
VISÃO
Ser referência na Atenção à Saúde de Adolescentes no Distrito Federal
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde, a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes do Distrito Federal tem como prioridade os eixos de atenção descritos abaixo, definidos a partir do reconhecimento das questões prioritárias na atenção à saúde de adolescentes. A faixa etária que engloba a atenção a essa clientela é a de 10 a 19 anos, o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde.
a) Promoção do crescimento e desenvolvimento saudáveis, prevenção e detecção de agravos a essa faixa etária;b) Atenção à saúde sexual e à saúde reprodutiva;c) Redução da morbi-mortalidade por causas externas (abordagem do uso abusivo de álcool e outras drogas e atenção à saúde de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas).
Além disso, são realizadas articulações intersetoriais para Atenção Integral à Saúde de Escolares, por meio do Programa Saúde na Escola – PSE, com a Secretaria de Estado de Educação e para Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, por meio do POE-DF (Plano Operativo Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas), com a Secretaria de Estado da Criança – Secretaria que coordena o sistema socioeducativo atualmente no Distrito Federal. No momento, há um grande investimento na construção de parcerias com outros setores que justificam o pensamento em rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário